QUEM É
DIRLENE SILVA
Olá, sejam bem vindos.
Eu sou a Dirlene Silva. Uma mulher apaixonada por minha família, pelas pessoas, por minha profissão, pelo conhecimento constante e também por viajar. Vivo adepta à filosofia africana UBUNTU, a qual a essência é de respeito e solidariedade para com o outro. Seu significado é “Eu sou, porque nós somos”.
Com base nesta filosofia, acredito que meu cargo ou título por mais importante que sejam, não me definem enquanto pessoa. Assim, me apresento como a mãe da Joana, a filha da Vera e irmã da Marcia e da Marta.
A mudança de chave
de Dirlene
Já pensava desta forma e, recentemente lendo o livro da Michelle Obama – Minha História – tive certeza disto. No livro, a autora afirma que uma das perguntas mais inúteis que os adultos fazem as crianças é “O que você vais ser quando crescer”.
Ter uma profissão é sim importante. Eu lutei muito para ter a minha! Contudo, nós já somos alguém antes de ter uma, pois cada ser humano é único, complexo e insubstituível. Além disto, esta pergunta representa algo limitante, pois podemos crescer e evoluir durante a vida inteira, fazer várias coisas, ter várias profissões, carreiras e até mesmo, ser maiores que nossos sonhos como aconteceu comigo.
Como disse Heráclito em 500 anos a.c “Não há nada permanente, exceto a mudança”. Cresci sendo chamada de filha da empregada e posteriormente filha da lixeira. Me tornei piada por meu sonho de ser economista. Entretanto, eu já era alguém e tão pouco me limitei a meu diploma quando o conquistei.
Não existe lado bom na pandemia, pois muitas vidas foram perdidas…, mas se permanecemos vivos temos, no mínimo três escolhas a fazer: lamentar, sucumbir ou evoluir.
E foram nestes dois anos que eu me reinventei… me descobri multicarreira, me tornando empreendedora, consultora, mentora, coach, palestrante, colunista, embaixadora, conselheira, professora, curadora, escritora…
Fui premiada Linkedin Top Voices, nomeada Creator, palestrei no Gramado Summit, maior evento da américa latina, vi meu rosto estampado em jornais, revistas… participei de entrevistas, lives e podcasts e, inimaginavelmente participei de um programa na TV.
Quando achei que as surpresas já haviam encerrado, recebo o contato da Revista WIRED e me vejo premiada junto com meus ídolos Lázaro Ramos, Elisa Lucinda e tantas outras feras, uma das 50 pessoas mais criativas do Brasil.
Em 2022 fui destaque no Conselho Federal de Economia (COFECON) e no Conselho Regional de Economia do RS (CORECONRS). Também recebi o troféu de “Business Woman” da organização internacional The Norns Awards por minhas contribuições na economia e lutas a favor de programas voltados à inclusão e contra o preconceito.
Sem dúvidas: Sou muito maior que meus sonhos!
PROPÓSITO
A vida faz mais sentido com significados e propósitos. Por isso, meu propósito de vida é evoluir sempre, proporcionando evolução ao próximo também. Assim, quando me tornei empreendedora traduzi esta intenção para desmistificar economia e finanças para as pessoas e empresas. Este propósito nasceu de dois incômodos: o tabu em torno de economia e finanças, considerados assuntos distantes do cotidiano das pessoas e a deficiência na execução das estratégias no mundo corporativo.
formação e
CARREIRA
Sou economista apaixonada pela profissão!
Ainda muito jovem descobri meu talento. Depois de adulta, transformei-o em profissão e propósito. Sou economista apaixonada pelo que faço.
Pratico e defendo o lifelong learnig, pois entendo que a vida é um eterno aprendizado e sempre temos algo a aprender, por isto não é à toa que minha missão de vida é evoluir sempre.
Possuo Mestrado profissional dupla titulação em Gestão e Negócios pela Université de Poitiers/França e Unisinos/Brasil, MBA Finanças Corporativas, MBA Gestão de Pessoas e Pós-MBA em Inteligência Emocional. Além de formações em Mentoria Organizacional, Coach Financeiro e Gestão das Emoções pelo Instituto Augusto Cury.
Sou fundadora e CEO na DS Estratégias. Atuo como palestrante, embaixadora e professora da Escola Conquer, embaixadora no Clube Mulheres de Negócios de Portugal e no Projeto Injeção de Autoestima. Exerço a função de conselheira fiscal na ONG Artigo 19, além de membro dos coletivos Conexão Mulheres & Economia e REPP – Rede de Economistas Pretos e Pretas. Estou colunista nos blogs do Banco PAN, Prateleira de Mulher e curadora de conteúdos de economia e finanças.
No ambiente corporativo, em 30 anos desenvolvi inúmeros projetos na área Administrativa- financeira com foco na gestão estratégica dos negócios. Por três anos consecutivos – 2017, 2018 e 2019 – conquistei como líder, junto aos meus colaboradores, o prêmio de GPTW/RS – Melhores Empresas para se trabalhar no RS.